Nossos 85 metros2
A saga pela compra, reforma e decoração de nosso primeiro apartamento

SLIDE1

domingo, 6 de dezembro de 2015

Fogão de indução Electrolux IC80 + Instalação + Panelas + Energia

Quando estava na época de instalar meu fogão (fogão do tipo indução, modelo IC80 da Electrolux), tive muitas dificuldades para achar tais informações! Então, depois de muita batalha, espero que esse post possa ajudar outras pessoas:)


Bom, vamos as especificações técnicas primeiramente:
Chama-se IC80 porque possui ~80cm da largura (também existe o modelo IC60 com 60cm de largura). Possui 9 níveis de potência, 65mm x 780mm x 520mm (altura x largura x profundidade). Existe apenas na tensão 220V.

A instalação deste modelo de fogão é gratuita pela assistência técnica autorizada (eles cobram "somente" os materiais utilizados - que já vou comentar)! Porém, a instalação elétrica já deve estar pronta para eles fazerem a instalação!

Eu tive muitos problemas com a instalação elétrica! então vamos lá:

Você deve puxar um fio de 6mm diretamente (não pode ter nenhuma emenda!) do disjuntor (ele deve ser exclusivo para uso do fogão!) e um fio terra e ligar numa tomada industrial do tipo 3P + T:


Você acha facilmente esta tomada em casas elétricas!

Você deve ter reparado que não vem nenhum cabo no fogão! Sim....! O cabo é um item "a parte" e deve ser adquirido separadamente, pela assistência técnica ou em casas elétricas! Aí que entra o valor cobrado pela assistência técnica.... apesar deles não cobrarem pela instalação do fogão, eles cobram cerca de R$200 por este cabo! (nós compramos numa casa elétrica por cerca de R$60 - valor da tomada + cabo). O cabo é este:



A instalação não é nada fácil..... e, se você não tiver lido o manual de instruções do produto na época em que fez a parte elétrica de sua residência, fica um pouco inviável refazer a parte elétrica para receber este fogão....... mas vale muito a pena!!


Vamos ao fogão em si:

Ele possui 4 "bocas", com tamanhos diferentes! Cada boca, possui 9 níveis de potência (eu sempre utilizo a potência "7"  para esquentar água, óleo, etc e é MUITO rápido... coisa de segundos....). Também para cada boca, tem a função "Turbo potência", que é a potência máxima! Temos também a função "Manter aquecido", "Timer" e "bloquear botões".


Uma dica muito útil que recebi em um grupo do facebook é proteger as "bocas"do fogão com placas de silicone maleável! Aparentemente pode parecer besteira.... mas com o tempo, o fogão começa a ficar riscado e com manchas esbranquiçadas! E não há produto de limpeza que tire o esbranquiçado....



Esta placa de silicone, deve ser bem fina, para que o calor passe para a panela! Esta da foto, eu comprei na loja "Daiso Japan" e paguei o valor de R$6,99! (Esta loja está em expansão no Brasil... por enquanto, somente em SP!)



Sobre as panelas:

Todo mundo que escuta dizer sobre os fogões de indução sabe que o grande problema deste tipo de fogão são as caras panelas! Realmente... as panelas devem ser especiais: devem conter ferro em sua composição! (Ou seja, panelas de vidro ou alumínio não funcionam!).

Aqui no Brasil, este fogão, infelizmente, ainda é novidade.... então as panelas feitas exclusivamente para os fogões de indução são extremamente caras (cerca de R$500 cada panela!)! O que fazer então?

Você tem 3 opções: comprar panelas feitas para este fogão (que são bem caras e não temos muitas opções de marcas brasileiras), comprar panelas que contém ferro em sua composição, mas não foram feitas para este fogão ou importar as panelas!

Para testar se a panela funciona, coloque um ímã no fundo. Se grudar, ela funcionará no fogão de indução! Pelas de fundo triplo de aço inoxidável também devem funcionar (teste antes!). Neste modo, você encontrará panelas de boas marcas e baratas (conjuntos por R$150). O único problema é que como a panela não foi feita para este fogão, o aquecimento não será uniforme (inclusive nas laterais da panela)! Mas, a não ser que você seja um masterchef (rs), acredito que não faça muita diferença!

A última opção, que foi a escolhida por nós, é comprar as panelas no exterior! No nosso caso, compramos pela Amazon.Com e numa viagem aos Estados Unidos, pegamos elas! Não foi barato... pagamos aproximadamente US$175 (~R$600), mas elas são da marca T-Fal (que é ótima! e está super bem avaliada na Amazon) (foto abaixo)! O valor foi de um conjunto de 5 panelas! (O mesmo conjunto, da T-Fal, mas que no Brasil está sendo vendida como modelo Jamie Oliver, está R$1000 nos shoppings de SP)


pesquisando atualmente, achei o mesmo conjunto por R$700 em SP! :)

Sobre a energia elétrica:

Todos perguntam se a conta de energia elétrica mudou muito! Em minhas pesquisas, a rapidez deste fogão equivale a sua energia gasta, ou seja, este fogão puxa bastante energia (vide os cabos de sua instalação!) mas cozinha muito rápido! Então acaba dando no mesmo que um fogão comum!

Não temos como avaliar muito o quanto ele consome de energia.... não cozinhamos muito, ficamos praticamente o dia todo fora de casa, mas todos os eletrodomésticos de nosso apartamento (fogão, forno, microndas, lava e seca, etc) são elétricos e nossa conta de energia elétrica vem em torno de R$150!

Nossa opinião:

Nós adoramos este fogão! Ele é MUITO prático, principalmente na limpeza! Você faz uma fritura, espirra óleo para todo o fogão e depois, é só passar um pano para limpar! Nada de grelhas e queimadores para tirar a gordura, esfregar, limpar....
Ele também é muito rápido para cozinhar, você consegue colocar no modo "Manter aquecido", sem que cozinhe muito o alimento! Eu nunca usei a função "Timer", mas as pessoas elogiam muito, dizendo que deixam a panela no timer e vão tomar banho e ela desliga sozinho....
O único ponto negativo, realmente, são as panelas! Infelizmente, apesar de termos pago caro nas panelas, elas grudam MUITO! Estamos ainda para comprar frigideiras anti aderentes, pois até hoje não conseguimos fazer um omelete ou uma panqueca, pois gruda muito! rs







38 comentários:

Olá, boa tarde. Muito obrigado pelas dicas! Por favor, poderia me informar em qual loja aqui em São Paulo vocês compraram o Plug com cabo + tomada? Vocês compraram este modelo de 16A Steck da foto, ou compraram o de 32A/63A ? Desde já, muito obrigado.

Bom dia Marcelo, descobriu qual comprar?

Bom dia Ricardo. Comprei o de 32A e fiz o cabo necessário. Chamei a autorizada e eles fizeram a ligação sem custo.Agora estamos nos acostumando a cozinhar no fogão, segundo a potência/tempo necessários. Estamos usando os protetores de silicone nas bocas para não riscar o vidro. Obrigado.

Marcelo, bom dia!

Qual o nome/modelo deste cabo e tomada para poder comprar para o IC80?

Jabes, bom dia. Os modelos IC60 e IC80 são exatamente o mesmo modelo de fogão, exceto pela largura do vidro (60cm e 80cm). O cabo chama-se Cabo PP 6mm de energia, e eu utilizei um de 1m na instalação do meu fogão porque ele fica bem próximo à saída da tomada.
O Plugue é o Steck 3P+T 32 Amperes (imagem):
https://loja.plusvendas.com.br/image/cache/data/plugue-macho-steck-padrao-800x800.jpg

A Tomada é a Steck 3P+T 32 Amperes (imagem):
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/leroy-production//uploads/img/products/_89223932_0001_600x600.jpg

É bem fácil de fazer, mas identifique bem onde parafusou as 2 fases e o terra (pino mais grosso). Boa sorte!

Olá Marcelo, obrigado pelo retorno tá me ajudando bastante, no teu caso, você mesmo instalou ou contratou alguém para fazer a instalação completa?
Aqui na minha cozinha, só tem a tomada de 2P+T de 20A, daria pra fazer uma adaptação para a tomada de 3P+T ?

Nossa!!! foi de grande ajuda sua experiencia muito obrigada, muito agradecida mesmo!!!

Obrigada pelo post , está ajudando bastante.No atendimento da Electrolux eles ficam apenas repetindo o que está escrito no manual, e o nome das peças que precisamos nunca, hoje me passaram siemens, aff ...agora com as informações que vc postou posso pesquisar os valores e comprar onde eu achar que devo.Com eles o técnico pode cobrar até 240 reais.Mas li que em Brasilia cobraram 450 reais....obrigada.

Bom dia, tem como fazer a ligação direta sem o plug?

Marcelo boa noite, tomara que vc leia meu pedido de ajuda.
Hoje comprei a tomada da Foto que vc postou e o plug mas ele não encaixou na tomada. A tomada que vc comprou é a da foto mesmo? Será que vc poderia mandar as especificações para mim? É que o link para a imagem da tomada não abre para mim. Vou tentar trocar pq acho ique um dos dois ( plugue ou tomada não estão certos) obrigada mesmo pela ajuda

Jaque, bom dia.

No meu caso, eu usei a tomada 3P+T (terra). A imagem dela pode ser vista neste link: https://www.santil.com.br/produto/1680814/plugue-3p-t-32a-220240v-9h-az-s4279-steck
Um dos plugues ficará sem nenhuma ligação, pois você usará o mais grosso para o terra e 2 pinos para o fase/fase.

Ana Cristina, se você fizer ligação direta até o disjuntor, não estará seguindo as especificações da norma NBR e nunca poderá acionar a garantia do produto, caso precise. O cabo e as tomadas são tão simples de fazer e tão baratos, que vale a pena "exigir" que o marido faça! rs

Olá, vi que já fazem quase dois meses que vc comprou o fogão, ele está muito arranhado? Ainda o recomenda?

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Leandro! Faz quase 2 anos ne?! rs Não, ele está do mesmo jeito do inicio! Mas sempre usamos protetores de silicone embaixo das panelas quando cozinhamos!

Boa tarde! No manual é pedido um disjuntor de 50A. Vc usou isso? Obrigado.

pode instalar forno a gas embaixo do fogao de inducao? obrigada

Olá , tudo bem ? O protetor é usado quando se cozinha é isto ?

Galera! a tomada e o plugue ideal é o 2P+T 32A,

No manual diz que o ideal eh a ligação direta

Olá. A tomada e plugue são de 32A mas e o disjuntor pode ser bipolar 32A 220V ? Ou tem que ser o disjutor bipolar 50A 220V ?

Vc comprou aonde? Tenho dificuldade de encontrar, gostaria de comprar por site mas q seja seguro.

O manual manda fazer ligação direta. Pq todos insistem tanto em usar tomada?

Eu comprei um da Brastemp mas ainda não instalei por conta do fio...

Só não entendi porque tem q ser um plugue se 3p+T ???? Sendo que ele é 220v bifasico .... não seria 2P+T de 32A??

tenho um IC60, foi feita ligacao direta pela autorizada. um sonho de fogao, gente. uma verdadeira maravilha. uso com os tapetinhos de silicone tbm. quanto as panelas, uso as de inox fundo triplo da tramontina. valor bem justo e panelas muito boas.

alguem pode me ajudar por favor eu acabei de compra cooktop ic 80 e pesquisei nao vem o cabo de ligacao dijuntor e 40a com cabo de 6mm porem os cabos a onde eu encontro agora poderia me enviar os links ??? desde ja agradeço

embaixo do cook top de indução pode instalar um forno ?

Marcelo ele vem sem cabos ... vc tem q fazer um chicote com cabo 6mm e uma tomada industrial de (2pinos + terra) de 32A conectando diretamente no borne do fogão.. bem simples!!

Olá Marcelo estou querendo comprar este Cooktop, mas na minha residência não deixei aterramento ("o fio terra").será q tem como instalar msm assim? Ou não?

Olá Marcelo estou querendo comprar este Cooktop, mas na minha residência não deixei aterramento ("o fio terra").será q tem como instalar msm assim? Ou não?

R: ele até funcionaria ... porém se tiver qualquer problema com seu cooktop a garantia não vai cobrir ... porque é recomendação do fabricante ... e tbm não é seguro usar sem aterramento por se trata de um equipamento de indução ... melhor vc meter algumas hastes terras aí na sua casa e fazer o aterramento ... abraço!

Ola!! Vcs podem me informar quais as melhores lojas p comprar as panelas p este modelo? E se tiver loja fisica alem da Fast p comprar o cook, vai ajudar bastante muito obrigada!!

Adorei as dicas! ainda não comprei o meu porque não sei se vou conseguir ins talar pois o meu ele será alugar e não faço ideia de como é a instalação elétrica de lá.. já sabia que teria que instalar um disjuntor só pra ele, mas a dúvida e: da pra "criar" todos esses pre requisitos (disjuntor, aterramento, forxa 220v...) independente do lugar que eu alugue?? Não me impirto em quebrar toda a cozinha se necessário! Mas se for necessária uma pra condição lá no prédio que não atenda às necessidades de instalação vou ter que desistir dele...:( :( me ajudem!!

Você teve que deixar um buraco na pedra ou no armário para passar a ventilação frontal?

no meu manual diz que o plugue tem que ser no minimo 50a, só que esta muito dificil de achar e o preço esta carissimo. vi que vc colocou de 32a, esta correto ou eu estou enganado?

Boa noite! Onde comprou o seu kooktop?

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More