Nossos 85 metros2
A saga pela compra, reforma e decoração de nosso primeiro apartamento

SLIDE1

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Produtos de limpeza da casa: dicas



Para todas as donas (e donos) de casa novos, estou escrevendo este post dando algums dicas (de iniciante mesmo!) de limpeza e produtos que podem ajudar no dia a dia :)

Produtos de limpeza de casa são bem caros! Alguns chegam a mais de R$20! Então a minha dica é: compre 1 por mês! Até chegar o momento que você terá toda a "coleção" completa e precisará somente se preocupar em repor os que forem acabando!




Dica 1: Veja Vidrex (aproximadamente R$13) - utilizo ele para limpar as janelas e vidros do apartamento! Seguindo a velha e antiga dica, pego um jornal, amasso e passo o Veja Vidrex com o jornal amassado! Ele limpa direitinho sem deixar fiapos! (eu também duvidava que o jornal iria sujar, mas não suja não!)
Ah! Uso ele também para limpar meu fogão, que é de vidro;)


Dica 2: Vanish Multiuso (aproximadamente R$18) - pode-se utilizar ele diretamente na mancha ou junto na lavagem das roupas! Como eu não acho ele tão eficaz, coloco diretamente na lava e seca, no compartimento do sabão (sim, ele acaba misturando com o sabão)! Pelo sim ou pelo não, nunca alguma roupa minha saiu com mancha (exceto aquelas manchas "brabas", que coloco outro tipo de Vanish) depois das lavagens! Então sempre acabo usando ele! Coloco cerca de 1 copo de café (50mL)!


Dica 3: Sabão líquido concentrado OMO Progress (aproximadamente R$26) - antigamente eu usava o sabão em pó OMO na lava e seca, até ler que o pó não faz muito bem para o filtro da lava e seca! acabei trocando pelo líquido! Ele dura MUITO! Utilizo cerca de 1 copo cheio (quando a lava e seca está cheia ~ 10kg) ou proporcional a quantidade de roupas do ciclo!


Dica 4: Veja Perfumes (aproximadamente R$15) - como todo o piso de meu apartamento é de porcelanato (acetinado nas áreas molhadas, que imita madeira nos quartos e polido no restante), acabo fazendo o ritual sempre: varro com a vassoura, pego a sujeira/pó com o aspirador (não uso pá! não acho ela eficaz e acaba espalhando muito pó!) e passo um pano com este VEJA diluído em água! Aproximadamete 50mL em 1L de água (o rótulo pede metade do que uso!) Fica um cheirinho super de limpeza!


Dica 5: amaciante de roupas YPÊ - comprei ele pela inexperiência em lavagem de roupas! Comprei porque era uma ótima marca! Mas não tive muito sucesso.... pois ela começou a entupir o ralo com fiapos rosa! Diminuí a quantidade, diluí em água... mas não adiantou! Ele cumpre e deixa as roupas macias... mas não achei que ficaram bem perfumadas!


Dica 6 - Vanish Poder O2 concentrado (aproximadamente R$30) - ele é carinho mas vale muito a pena!! É um "tira manchas"concentrado! Eu borifo ele na mancha (por frente e por trás do tecido), espero alguns poucos minutos e depois esfrego levemente em água corrente e....... a mancha saiu!!! Ele dura muito pois tem bico borifador!


Dica 7: Alvejante com cloro (Água sanitária) Ypê (aproximadamente R$5) - nunca precisei usá-lo para manchas, pois o Vanish de cima tira tudo! Comprei esse alvejante para fazer as lavagens da lava e seca! Eu seleciono um ciclo de lavagem, mando sem nenhuma roupa no tambor, assim que ele começa a encher de água, eu pauso, abro a porta e coloco uns 300-400mL dele dentro e continuo a lavagem! Li bastante a respeito e parece que é o jeito certo de lavar a lava e seca! Faço isso uma vez por mês!


Dica 8: Veja multiuso (aproximadamente R$5) - como ele mesmo diz, é multi uso! Não uso muito, pois prefiro os Vejas com cheirinho! Mas quando uso, tem a mesma função do Veja Perfumes;) (Dica 4)


Dica 9: Pinho Sol Perfumado (aproximadamente R$5) - uso ele concentrado mesmo para limpar  louças de banheiro (vaso sanitário e cuba)! Molho um paninho com ele puro e mando ver!! O rótulo diz que você deve diluir! Mas eu sinto que essa limpeza mais pesada precisa dele concentrado!


Dica 10: Downy Concentrado (aproximadamente R$15) - li muitas resenhas boas dele e resolvi testar! Achei meio caro nos mercados comuns (R$13 embalagem com 500mL)! Quando vi no Sam`s Club por R$15 a embalagem com1,5L, levei-o na hora =D E foi simplesmente uma das melhores descobertas dessa vida de dona de casa!! Ele é bem líquido (se comparado ao Ype) e MUITO cheiroso! Eu uso aproximadamente 1 copinho quando a lava e seca está cheia (~10kg)! Ele não deixa nenhum resíduo no ralo e as roupas ficam MUITO cheirosas! Do tipo, você guardar a roupa no guarda roupas e depois de 1 semana ela continuar com aquele perfume de lavado!!! Quando eu lavo roupa e deixo estendido na áre de serviço, ao entrar no apartamento, vem aquele cheiro gostoso de roupa lavada! Super recomendo!!!!


Dica 11: OMO Multiação em pó (aproximadamente R$20) - comprei ele para usar na lava e seca mas acabei abandonando desta função depois de descobrir que não é bom para seu filtro! Agora utilizo esse sabão em pó para lavagens de chão (com água e esfregão mesmo!) e para lavar os vasos sanitários! Jogo ele no vaso, esfrego bastante e deixo ele de molho no vaso até a próxima pessoa utilizar o banheiro!


Dica 12: Luvas (R$6,99 nas lojas DAISO/SP) - nada como não sujar as mãos em limpezas! Inicialmente, quando me mudei, fazia limpeza sem luvas! Até o dia de limpar as janelas e ficar com as mãos e unhas pretas! Esse preto não saia por nada...!! Super estilosa (tem outros modelos), comprei nas lojas Daiso, em São Paulo e custou só R$6,99! A mesma luva em mercados chega a custar R$20!!


Dica 13: Vassoura, rodo, pá e escova - uma casa bonita tem que ter esse conjunto bonito! rsrs Comprei todos na loja Matsumoto (localizada na rua Barão de Duprat, perto da 25 de Março, em SP) e custaram uns R$15 cada!

Espero que tenham gostado;)



2 comentários:

Oie!
Gostei das dicas, e vou aproveitar pra dar a minha: dê uma olhada no manual da sua lava e seca sobre o modo correto de lavá-la. A minha indica colocar 1L de água sanitária no compartimento de alvejante e ativar o ciclo "autolimpeza".
Ah, também uso o Omo Progress Concentrado, mas uso bem menos quantidade, mesmo na máquina cheia (a minha é de 12kg). Acho que 1 tampinha dele e 1/2 do amaciante (concentrado também) já dão conta, já que minha lava e seca tem abertura frontal e utiliza bem menos água que máquinas de abertura superior.
Também não curto muito Vanish e acho o da Omo mesmo bem melhor. Vanish bom pra mim é aquele em barra, que serve pra manchas mais localizadas que nem esse seu em spray - esse nunca vi, mas vou ficar de olho.

Olá, Livia! Achei que vc faz um blog bem informativo, cheio de dicas realmente uteis e boas resenhas, muito obrigada! Melhor do que ter um blog para registrar, é um blog para compartilhar experiencias, o que nos ajuda muito. Bom, aproveitando o tema vim sugerir que vc substitua o Veja multiuso pelo CIF desengordurante. Esse ultimo sim, funciona muuuuito bem. Inclusive para limpeza de fogao de inducao... achei muito eficaz! Fora o cheirinho cítrico, que dá uma otima sensaçao de que limpou toda a gordura. Quanto ao sabao em pó, estou gostando muito do Ariel. Achei a acao dele muito melhor do que a do Omo, embora eu só tenha usado o Omo comum: multiacao. Abraços pra ti!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More